Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Falando sobre as wiki...ora aqui está algo que pode ajudar muito qualquer professor/formador.

A Wiki Web 2.0: Cool Tools for Schools é aquilo que qualquer professor ou formador deve ter nos seus favoritos. Concentra num único site um conjunto de ferramentas muito úteis, inclusivé as ferramentas de trabalho colaborativo.
São elas:
Presentation Tools
Collaborative Tools
Research Tools
Video Tools
Slideshow Tools
Audio Tools
Image Tools
Drawing Tools
Writing Tools
Music Tools
Organising Tools
Converting Tools
Mapping Tools
Quiz and Poll Tools
Graphing Tools
Creativity Tools
Widgets
File Storage & Web Pages
Teacher Resources


A navegação por esta wiki é muito simples e apresenta uma lista muito vasta, completa e mesmo exaustiva e actualizada de ferramentas da Web 2.0 que podemos utilizar em contexto educativo.
Uma excelente listagem de ferramentas que desconhecemos por completo.
Vale a pena explorar, e posteriormente utilizar em contexto educativo aquilo que considerarmos pertinente. Pessoalmente, já utilizo algum deste software.


Ferramentas de “trabalho colaborativo”:




Aprendizagem cooperativa em livro
Metodologia com efeitos positivos na melhoria de resultados e na motivação dos alunos

Os docentes portugueses foram recentemente contemplados com o livro “A Aprendizagem Cooperativa na Sala de Aula: um guia prático para o professor”, que se assume como uma ferramenta fundamental para a aplicação desta metodologia de ensino com resultados de sucesso.
Da autoria de José Lopes e Helena Santos Silva, do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e editada pela LIDEL, a publicação resultou da experiência dos seus mentores enquanto formadores e da investigação sobre a fundamentação teórica da aprendizagem cooperativa, que levaram a cabo durante vários anos.
“Demos formação a professores sobre esta metodologia, onde foram aplicadas estas formas de ensino e os resultados foram elevados a nível da motivação. Daí criou-se um grande entusiasmo que nos levou a divulgar o fruto do nosso trabalho”, explicou ao Ciência Hoje José Lopes.
O autor considera que o contributo de professores de várias disciplinas e anos de escolaridade foi fundamental para a compilação dos 30 métodos que constam na obra, pois estes deram um “reflexo muito positivo” e trouxeram “uma riqueza enorme” à informação que lá consta.
O livro começa por apresentar a fundamentação teórica do conceito de aprendizagem cooperativa, relatando também a sua história, as características e tipos de grupos cooperativos, os papéis atribuídos aos alunos e os benefícios desta ferramenta pedagógica. Compõem-se também por uma parte prática, onde se descreve e planifica os métodos de acordo com as múltiplas disciplinas e anos de escolaridade, se explicam os seus objectivos e se exemplificam sugestões de utilização do método.
De entre as diversas metodologias citadas, José Lopes destacou a “discussão em rotação”, “a roleta”, “as cabeças numeradas juntas”, “o STAD”, “o JigSaw”, “o aprendendo juntos”, “a controvérsia criativa” e “o ensino recíproco para compreensão da leitura”.
Método da aprendizagem cooperativa está a crescer em Portugal
José Lopes considera que a aplicação da aprendizagem cooperativa é “extremamente importante” no sentido em que surte “um grande efeito na melhoria do rendimento, da motivação e do auto-conceito dos professores e dos alunos. Além disso, diminui os problemas de indisciplina, pois os alunos estão ocupados com tarefas definidas”.
Relativamente à aplicação e às publicações sobre este conceito de aprendizagem em Portugal, o docente da UTAD considera que ficam “muito aquém de países como os Estados Unidos ou Israel, onde esta é aplicada a grande escala”. Ainda assim, José Lopes referiu que nos últimos tempos tem-se contrariado essa tendência, na medida em que “os resultados têm-se revelado cada vez mais positivos e a literatura sobre aprendizagem de colaboração é cada vez mais procurada e divulgada, mesmo ao nível da pré-escola”.





Os Modelos de Comunicação

Site Meter

bravenet guestbook

Sign my Guestbook from Bravenet.com Get your Free Guestbook from Bravenet.com

bloggerschoiceawards

My site was nominated for Best Foreign Language Blog!