Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

As redes sociais




Reflexão sobre o tema

Este blog é um local de acesso à informação sobre as temáticas da Comunicação, das Teorias e métodos da comunicação, das TIC, do Trabalho colaborativo e das redes sociais.


Espero que sirva como ajuda alunos, professores, formadores, profissionais e público em geral :)


Uma breve abordagem:
O que é “ Comunicar “ ?

Existem milhões de perguntas e milhões de respostas. Algumas mais completas, outras mais complexas, mas as dúvidas sobre o conceito de Comunicação, decerto permanecem.

Hoje em dia “toda a gente comunica”, melhor toda a gente fala de comunicação, como uma palavra vulgar e perfeitamente assimilada no vocabulário quotidiano.
Hoje a comunicação responde às necessidades do topo da pirâmide de Maslow - pertença e afecto, estima e auto-realização. No fundo, podemos afirmar que: a Comunicação responde a todas as necessidades do Homem.

A Comunicação Humana reveste-se de múltiplas formas, através das quais o Homem transmite e recebe ideias, impressões e imagens de todo o tipo. E muitos destes símbolos, embora compreensíveis, não conseguem ter expressão em palavras.

A comunicação encontra-se presente em todos os momentos da nossa vida.

Comunicar, é pôr em comum uma informação, é partilhar uma opinião, um sentimento, uma atitude, um comportamento.

Por Natureza, o Homem é um ser social, preparado para viver em Sociedade.
O Homem é um ser que se adaptou a esta nova "realidade"...ao longo dos tempos...fruto do progresso.
Mais recentemente com a era da Globalização, das TIC, das redes sociais, aparece-nos o conceito de "trabalho colaborativo".

As distâncias na realidade não são obstáculos para a execução de trabalho, para que se estabeleça contacto e se execute trabalho com pessoas que vivem distantes de nós.
Na realidade estamos evoluindo...



Web 2.0 - Inteligência coletiva

Check out this SlideShare Presentation:

Quem contribui nos projetos colaborativos online?


A internet é uma ferramenta para acessar informação, isso é óbvio, mas é uma ferramenta muito mais importante para conectar uns aos outros. E a variedade de formas de pensar e viver está apenas começando a crescer.
Em projetos participativos, em muitos casos, são percebidos colaboradores mais activos, e outros que basicamente acompanham a discussão. É possível notar percentagens que mostram participantes bem mais activos que os demais.
No Twitter, por exemplo, 10% dos usuários respondem por mais de 90% do conteúdo publicado. Os dados são de um estudo da Harvard Business School.

Na Wikipédia, mais de 50% do trabalho é feito por apenas 0,7% dos usuários. E os 2% mais ativos fizeram mais de 70% das edições.


Nem todas as pessoas que já participaram de projetos de educação-comunicação se tornaram profissionais nessa área.


A participação de novos agentes da comunicação, muitos deles sem experiência na indústria da informação, tende a aumentar.

As pessoas procuram referências, especialistas em áreas específicas, não apenas na comunicação mas noutras áreas também.

As pessoas cultivam áreas de interesse, mas também se apropriam do conhecimento alheio em outras actividades...Num mundo da globalização e das redes sociais, teremos que partilhar informação e colaborar para "crescer".

Só assim muitas das "empresas" conseguirão fazer face à competição e à sua própria sobrevivência.

Passar a ser um ser "individual" e "global" :)


Pausa para reflexão...



Os Modelos de Comunicação

Site Meter

bravenet guestbook

Sign my Guestbook from Bravenet.com Get your Free Guestbook from Bravenet.com

bloggerschoiceawards

My site was nominated for Best Foreign Language Blog!